Publicado por: vanevil | agosto 6, 2007

Japão confirma postura antinuclear no 62º aniversário de Hiroshima

HIROSHIMA, Japão, 6 Ago 2007 (AFP) – Líderes políticos e militantes pacifistas japoneses confirmaram nesta segunda-feira a postura antinuclear do país no 62º aniversário do bombardeio atômico de Hiroshima, que matou 140.000 pessoas.Quase 45.000 pessoas observaram um minuto de silêncio às 8H15 locais, horário exato da explosão da bomba.

“Minha determinação para impedir que tal tragédia se repita é mais forte que nunca”, afirmou o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

“Renovo minha promessa de manter os três princípios antinucleares”, acrescentou, a respeito da lei nipônica que proíbe a fabricação, posse ou admissão em seu território de armas atômicas.

Pessoas ligadas ao chefe de Gobierno chegaram a afirmar em 2006 que era necessário refletir sobre a eventualidade de dotar o Japão de armas atômicas, depois do teste nuclear realizado pela Coréia do Norte.

No entanto, esta possibilidade é considerada inadmissível pela maioria dos habitantes de Hiroshima e Nagasaki, cidade atingida pela segunda bomba atômica, que provocou 70.000 mortes, no dia 9 de agosto, nas últimas semanas da Segunda Guerra Mundial.

Durante a cerimônia em memória das vítimas, o prefeito pacifista de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, criticou as potências nucleares e particularmente os Estados Unidos.

“Os seres humanos ainda estão sob a ameaça da destruição porque um pequeno número de dirigentes retrógrados continua dando as costas à realidade da bomba atômica e às mensagens dos sobreviventes”, denunciou Akiba.

“O governo do Japão deve dizer não à política dos Estados Unidos, que é obsoleta e errada”, completou.

O Japão, que se tornou um dos mais fiéis aliados dos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial, tem em seu território mais de 40.000 soldados americanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: